Home » PacaembuCNC » Veja quatro dicas para fazer o controle de finanças pessoais

Veja quatro dicas para fazer o controle de finanças pessoais

10 de agosto de 2016
PacaembuCNC

Você pode aproveitar as novas tecnologias e baixar aplicativos para ajudar a controlar seus gastos; conheça as principais maneiras de evitar as dívidas

controle seus gastos

Fazer o controle dos gastos pessoais é essencial para evitar o surgimento de dívidas. Muitas pessoas possuem custos mensais que podem ser reduzidos ou até mesmo cortados integralmente, mas nunca pararam para avaliar.

Além disso, existe uma série de outras técnicas que possibilitam um maior controle das finaças pessoais, garantindo que os consumidores consigam balancear de forma adequada os seus ganhos e gastos. Confira abaixo algumas delas e saiba o motivo pelo qual é importante aplicá-las:

1) Aplicativos para celular

Aproveite as novas tecnologias para controlar melhor suas despesas ao longo do mês. Existem aplicativos que permitem verificar com facilidade a quantia que ainda está disponível e o que deve ser guardado como uma poupança.

Com estas plataformas, o processo de salvar os gastos em uma planilha se tornou muito mais simples, evitando que a pessoa perca tempo para fazer os registros e acabe desistindo ou se esquecendo de algo.

2) Faça uma lista com as dívidas

É importante possuir a dimensão exata de quanto você deve. Por isso, deixe anotado todos os credores, desde bancos até mesmo seus amigos. A partir do momento que você sabe para quem deve, a etapa seguinte é fazer uma outra lista com o valor total que você precisa pagar.

Nestas situações, é necessário também considerar os juros, pois eles serão fundamentais na hora de avaliar as prioridades. É recomendado que o consumidor pague primeiro as dívidas que possuem as maiores taxas de juros.

3) Espere para fazer compras

Caso tenha visto algum item que, na hora, tenha despertado interesse em você, como um móvel ou uma roupa, por exemplo, o ideal é aguardar um tempo antes de concretizar a compra.

O recomendado é que o consumidor espere por volta de 30 dias. Este período servirá para avaliar se você continuará com vontade de adquirir o produto, assim evitando que sejam realizadas compras por impulso, que, em muitos casos, acabam ocasionando gastos desnecessários.

4) Faça objetivos mensais

Algo indispensável para controlar as finanças adequadamente é ter um planjamento mensal. Se você souber com o que deseja e precisa gastar seu dinheiro naquele mais, fica mais fácil avaliar suas condições financeiras.

Se você pretende fazer uma viagem, por exemplo, já sabe que parte do seu dinheiro deve ser destinada a este fim, evitando gastar muito com algo secundário. Assim, o controle de gastos fica simplificado.

Fonte: IG Economia

E-mail

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^