Home » PacaembuCNC » Projeto retira limitação para exame de documentos da empresa por parte dos sócios

Projeto retira limitação para exame de documentos da empresa por parte dos sócios

12 de agosto de 2016
PacaembuCNC

Os sócios são pessoas diretamente interessadas na saúde financeira da sociedade e não podem ser cerceados no seu direito de fiscalizar as atividades e a aplicação dos recursos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5281/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que permite que sócios de empresas examinem, a qualquer tempo, os livros e documentos, o estado da caixa e da carteira da sociedade.

A proposta altera o Código Civil (Lei 10.406/02) que hoje permite que seja estipulada época determinada para esse exame.

“O objetivo deste projeto é retirar da legislação elementos que possam servir de artifício para esconder a prática de atos ilegais nas sociedades”, afirmou Bezerra. “A possibilidade de estipulação de prazo certo para que os sócios tenham o direito de examinar livros e documentos, e o estado da caixa e da carteira da sociedade, como se encontra previsto no Código Civil, cerceia o processo fiscalizatório dos atos da sociedade”, complementa.

Tramitação

O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania

Fonte: Agência Caixa de Notícias

E-mail

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^