Home » PacaembuCNC » Planejamento tributário pode ser a chave do sucesso econômico de um negócio

Planejamento tributário pode ser a chave do sucesso econômico de um negócio

01 de março de 2019
PacaembuCNC

Não é novidade que o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, segundo o Impostômetro, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo, alimentada com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT. De acordo com o medidor, já foram pagos mais de 320 bilhões de reais em impostos somente nesse começo de ano.

Grande parte dessa tributação se dá nas empresas; são dezenas de tributos, sistemas, normas e regulamentos que geram custos e que são causa de preços altos e fechamentos de empresas.

Existem no país mais de 20 milhões de empreendimentos, segundo dados do Empresômetro, e se cada uma delas fizer a lição de casa, é possível ter uma empresa líquida e que tenha uma longa vida.

“Para isso a saúde fiscal de empresas e instituições precisa de atenção, evitando transtornos futuros e prejuízos graves a elas”, afirma a advogada tributarista Tailane Moreno Delgado Moro, diretora do IBPT Educação. A instituição lançou recentemente um livro virtual em que apresenta algumas estratégias tributárias infalíveis para empresas.

“Queremos que o empresariado e os profissionais que trabalham na área fiscal das empresas tenham em mãos um conteúdo que os direcione ao melhor caminho a seguir. Quando você se depara com um sistema bastante complexo como o nosso é preciso saber para onde ir e qual resultado é o melhor”, explica Tailane.

Um dos assuntos abordados no livro é o planejamento tributário, sendo destacado como a melhor estratégia a ser seguida por quem prima por seu negócio, que pode ser visto no trecho extraído da publicação a seguir.

“Esta prática pode evitar a falência dos empreendimentos menores, quando executado de maneira preventiva. Nos maiores, ajuda na redução de tributos e prevenção de multas e penalidades. Na prática, o planejamento tributário serve para os gestores se programarem previamente, antecipando os eventos e escolhendo os melhores cenários de atuação”.

São práticas simples que uma vez adotadas somente trarão benefícios às empresas e seus sócios, com otimização dos custos com tributos e adoção de medidas que tornem mais eficientes sua instituição.

O livro apresentado pelo IBPT Educação é gratuito e sua versão na íntegra pode ser baixada no sítio oficial: educação.ibpt.org.br

SOBRE o IBPT Educação

Promover educação tributária Premium é o propósito do IBPT Educação Ltda., empresa criada pelas advogadas tributaristas Letícia Mary Fernandes do Amaral e Tailane Moreno Delgado Moro.

Tendo como foco o treinamento profissional nas áreas de governança e compliance tributários, promove, além de congressos e eventos presenciais, cursos de educação à distância para tornar a educação tributária fácil de entender e acessível a todos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7310 ou pelo site http://educacao.ibpt.com.br/

Fonte: Contabilidade na TV

E-mail

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

^